RECEIVE EMAIL UPDATES:

RECEIVE EMAIL UPDATES:

SUBMIT YOUR EMAIL BELOW AND KEEP UP TO DATE WITH MY BLOG

Wednesday, August 3, 2011

O que é a taxa de juro do Banco do Canadá?

Vamos falar sobre hipotecas:
O que é a taxa de juro do Banco do Canadá?
Por Eduarda Pita

A taxa de juro do Banco do Canadá é uma taxa de juro estabelecida pelo banco central e que é cobrada às principais instituições financeiras que dependem do banco central para os empréstimos do dia-a-dia de forma a cumprirem com as suas obrigações de liquidez e que neste momento está a um por cento.

Por sua vez, os bancos emprestam dinheiro ao público a três por cento, a chamada taxa de juro "prime". Esta taxa afecta todas as linhas de crédito – seguras ou não seguras – e também as hipotecas com juros variáveis.

A taxa de juro do Banco do Canadá é um mecanismo que o Governo utiliza para controlar a inflação no país. Os juros hipotecários são controlados pelos títulos do tesouro (BOND) e pelas acções (STOCK).

A taxa de juro "prime" varia mais do que a do Banco do Canadá, que normalmente se mantém por quatro a seis meses, podendo mesmo este tempo se prolongar por mais tempo.

O Banco do Canadá é representado por Mark Carney, que decidiu na passada segunda-feira (30) manter a taxa de juro igual.

As razões apresentadas para tal, foram as seguintes:

1. A Inflação subiu. Os Canadianos estão a sentir a subida do preço dos combustíveis, assim como no custo da comida.

2. O dólar Canadiano continua forte, o que é bom para a compra tanto do dólar americano como do euro. No entanto, não é bom para o sector industrial, porque as nossas exportações são afectadas pelo dólar. Com o dólar mais forte, o índice de exportações tende a diminuir. As pessoas que trabalham nas fábricas não constatam evolução profissional e, ao mesmo tempo, já não estão a fazer horas extraordinárias como faziam no passado.

3. Se a taxa de juro do Banco do Canadá subir torna-se favorável para os investidores e, em retorno, o dólar canadiano sobe.

4. No entanto, se o juro do Banco do Canadá se mantiver baixo, o mercado imobiliário torna-se mais forte e, desta forma, mais pessoas poderão comprar casa ou fazerem renovações. Assim, o sector da construção fica forte.

5. Apesar da nossa economia ser forte em conjunto com o grupo do G8, os acontecimentos mundiais não deixam de nos afectar. Nós não estamos imunes. Assim, os acontecimentos que se passam na Grécia, na Irlanda ou em Portugal irão ter um impacto no Canadá.

De constatar ainda que com o governo maioritário em Otava, o Banco do Canadá não quer aumentar o "prime" em breve. Sendo assim, esperemos para ver o que acontece na próxima reunião do dia 19 de Julho.

Por isso, por agora, quem tiver hipotecas com taxa de juro variável deve-se deixar ficar como está.

Eduarda (Eddie) Pita é uma Correctora Hipotecária (Mortgage Broker) que poderá ser contactada por e-mail: mortgages@eddiemac.ca ou por telefone: 416-920-9931

http://www.solnet.com/03jun11/financas/financ1.htm

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.